quarta-feira, 28 de março de 2007

Observatorio da Imprensa






Me engana que eu gosto


Por Richard Jakubaszko em 27/3/2007

Sempre comentei com amigos que um dia ainda vou comprar uma espingarda de cano duplo para exterminar duplas caipiras com um tiro só. Ando desejando o lançamento de espingardas de cano triplo, para incluir entre os alvos alguns ecologistas. Pode não ser politicamente correto, mas convenhamos, não é possível calma e bom senso com a hipocrisia reinante, em especial dos ecologistas. A título de "defender o mundo", já que anunciaram o fim do mundo em 2 de fevereiro último, os grupos ambientalistas estão "botando pra quebrar".

A grande mídia nacional é verde, ecologista, ambientalista, e tem alguns ecologeiros no meio dela. Tornou-se modismo repetitivo e monocórdio falar em preservação do meio ambiente, e com isso as palavras mais reproduzidas na mídia nacional hoje em dia são "sustentabilidade" e "responsabilidade social", ao lado de "aquecimento do planeta". Desde que se anunciou o aquecimento do planeta, não se fala de outra coisa. Como em quase todos os temas abordados pela grande mídia fala-se muito nas conseqüências e nada ou quase nada sobre as causas. Na questão do aquecimento a mídia bateu mais perto, pois os cientistas disseram que o grande culpado dessa história é o ser humano. Mas ficou por aí.

Soluções na grande mídia

Então tá bom, somos todos culpados. Mas, e daí? O que é que nós vamos fazer para resolver o problema? Nada, absolutamente nenhuma proposta, nenhum debate. Nesse meio tempo algum ecologista e publicitário sacou a história de cada um medir as suas despesas e gastos em CO2 (carbono), independentemente de o sujeito usar carro próprio ou andar de ônibus, desde que consuma qualquer coisa, basta ser um fumante ou usar luz elétrica, esse ser é um poluidor, e pode pagar sua dívida ambiental plantando árvores.

Muitas empresas abraçaram a idéia e tem ONG, ecologista e publicitário faturando milhões, vendendo plantio de árvore a granel no futuro breve, e daqui a pouco esse negócio entra na BM&F como commodity, posto que virou uma epidemia incontrolável, o que é mais do que modismo, e periga obter mais sucesso nas bolsas do que a compra e venda do crédito de carbono.

Ao pagar para plantar uma árvore o urbano não suja as mãos de terra, e "compra sua entrada no céu", paga penitência pelos seus gastos, aplaca a própria consciência, assim como algumas empresas (que são verdes só na publicidade...) estão fazendo. E chove press release nas redações informando notícias sobre empresas com "responsabilidade social", que têm preocupação com a sustentabilidade do planeta.

Mas a causa do problema nenhum jornal debate, ninguém fala. A mídia parece adormecida para os grandes problemas da sociedade. Assim, é pertinente que o Observatório de Imprensa faça uma enquete sobre se a mídia provoca um debate na sociedade sobre os nossos grandes problemas. Mais de 85% dos votos registrados indicam que não.

Está ruim a situação? A poluição? O aquecimento do planeta preocupa as pessoas? Pois vai piorar. Há 6 bilhões de pessoas no planeta, mas imagine quando formos 9 bilhões de habitantes, previsto para dentro de no máximo 50 anos. Serão 50% a mais de pessoas no planeta para comer, gastar combustível, energia elétrica, consumindo tudo aquilo que o planeta já demonstra que não tem capacidade de nos abastecer. O planeta se esgota, e informa que não terá capacidade de prover todas as necessidades humanas. O petróleo tem data marcada para acabar: no máximo em 50 anos, considerando o crescimento atual da população.

A grande mídia, em nome da defesa do meio ambiente, que é uma atitude nobre, pratica o "me engana que eu gosto". É politicamente correta. Não estaria na hora de discutir essa relação entre produtores de alimentos e ecologistas? Compatibilizar é um verbo difícil de conjugar, é mais fácil conjugar os verbos acusar, proibir, prender, dificultar, atrapalhar. Se já temos o perigo da fome rondando o mundo, com a ação desenfreada dos ecologistas não precisa ter bola de cristal para prever que a situação vai deteriorar rapidamente. Com a hipocrisia reinante vai azedar.

É possível o equilíbrio, desde que os índices demográficos sejam reduzidos, e desde que haja um amplo debate da relação desenvolvimento e sustentabilidade. Se não se discutir a relação não há solução. Ou que se desenvolva urgentemente a espingarda de cano triplo.



Este é o texto que eu peguei no Observatório.
É um tema bem complicado, pois o mundo precisa de ajuda mais a propria imprensa nao divulga muita coisa certa sobre esses assuntos que envolvem os cuidados a se tomar e as deveres de cada um para que isso mude!
leiam e divirtam-se!
E nao esqueçam de comentar!!!
beijos

terça-feira, 20 de março de 2007

Aula 9 - Últimas apresentações!





Bom genteeee!!!
Estas foram as últimas apresentações do livro "O Corpo Fala".
Pra variarr... todos os grupos mandaram muito bemm!!!
foi bem engraçado e até apresentação de dança teve ao vivo na sala! Um show!!
Todos os gurpos passaram a mensagem do seu capitulo de maneira facil e pratica de aprendermos!!
O professor também (como sempre) deu a maior força!
foi bem legall!!
e no final da aula, pra fechar bonito, o André CANTOU a chamada em Blues!! Muuuuiiitooo comedia. Assim que der eu posto o video pra voces veremm.
Beijos e...
nao deixem de comentarr!!

segunda-feira, 19 de março de 2007

Aula 8 - Continuação das apresentações..





Bom galera, esses ultimos trabalhos tambem foram o maximo!!
Esse ai da foto é do grupo da Priscila (a tia dos brigadeiross!!hehehe), foi bastante engraçado! Ela era uma moça desligadona de tudo, so queria saber da musica e do cigarro. Eles mostraram nesse grupo um truque muito usado em jogo de truco! Um da dupla destrai a atençao do outro da outra dupla para que esse nao consiga prestar atençao no sinal do parceiro, que no caso funciona bem! Ate quem tava assistisndo a apresentaçao do grupo estava preocupado com o mp3 que estava prestes a cair!!
Bem legal! Todos os grupos conseguiram transmitir bem a mensagem de seus capitulos!
bem interessante! Parabens aos grposs!!
ATE MAIS E NÃO DEIXEM DE COMENTARRR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Observatorio da imprensa - Jornalista sequestrado









Divulgado vídeo de italiano seqüestrado



O jornalista italiano Daniele Mastrogiacomo, seqüestrado no Afeganistão na semana passada, apareceu em um vídeo pedindo que o primeiro-ministro Romano Prodi se esforce por sua soltura, informa a Associated Press [14/3/07]. Segundo o diário La Repubblica, onde trabalha Mastrogiacomo, as autoridades italianas receberam do grupo humanitário Emergency, que atua no Afeganistão, uma gravação onde o jornalista aparece sozinho, com seus ombros e a parte de trás da cabeça cobertos por uma espécie de xale ou lenço.

O repórter diz a data da gravação – "segunda, 12 de março" – e completa: "como vocês podem ver, estou em boas condições física, mais ou menos, e... como vocês podem ver, sob guarda [...] Eles me prenderam porque eu estava em território Talibã". Mastrogiacomo diz ainda, com voz calma e clara, que junto com ele foram pegos dois colegas afegãos. "Eu apelo ao governo, e à sensibilidade do premiê Romano Prodi, para que ele faça o possível... para conseguir nossa libertação", afirma o jornalista.

Ninguém mais aparece na gravação, mas em determinado momento Mastrogiacomo vira para o lado para ouvir alguém. Depois, como se tivesse sido lembrado, fala sobre a mulher e seus filhos. "Eu acho que vão me soltar logo. Sejam pacientes", diz. O vídeo foi exibido na TV italiana.

Determinação

O gabinete do primeiro-ministro divulgou declaração onde afirma que o governo está "unido e determinado a trabalhar pela liberdade do jornalista o mais rápido possível". Prodi, segundo a AP, teria se encontrado com os ministros italianos das Relações Exteriores e da Defesa para conversar sobre o vídeo.

Insurgentes do Talibã alegam ter seqüestrado Mastrogiacomo, junto com dois assistentes afegãos que viajavam com ele, na província de Helmand, em 5/3. No domingo (11/3), Prodi havia dito que a Itália estava acompanhando "minuto a minuto" o caso do seqüestro do jornalista, mas que a missão militar no Afeganistão continuaria inalterada. Na semana passada, um líder do Talibã chegou a pedir a retirada das tropas italianas do país em troca do refém. Hoje, há cerca de 1.800 soldados no Afeganistão.



Bom gente,
Esse é um tema preocupante. Os jornalistas sõo vítimas do terrorismo em pleno trabalho, é uma verdadeira profissão de risco.
Em muitos casos ele são mortos ou torturados de formas horríveis, sem poder fazer nada, sem defesa.
Os vídeos mostram a situação em que eles são obrigados a viver por vários dias ali, e são a unica maneira que os sequestrados tem de falar com a família, de se despedir na maioria das vezes.
Os governates podiam temer pela vida desses trabalhadores que são a maneira que os terroristas tem de chamar a atençao deles, e atenderem aos pedidos, que nesse caso é a retirada das tropas italianas das terras deles.
Os aliados dos EUA acabam se prejudicando, ou prejudicando aos seus cidadãos de bem.
É preciso dar um basta nesse terrorismo! É preciso deixar que esses trabalhadores possam fazer seu serviço em PAZ!

quarta-feira, 14 de março de 2007

Aula 7 - Continuação das apresentações





Bom a continuaçao foi o maximo:

O capítulo 6 (primeira foto) fala sobre o Comportamento Interpessoal, aquele comportamento do dia-a-dia, que quase nunca não percebemos,num restaurante, bar...

O capítulo 7 (segunda foto) mostra alguns dos gestos que eram feitos antigamente e que continuam a ser usados até hoje, sem que saibamos.E para mostrar isso melhor pra turma o pessoal desse grupo fez uma boate dentro da sala! foi bem engraçado.

O capítulo 8 (terceira foto) foi o da foto do moço de peruca verde, eles mostraram os gestos de simpatia ou impatia que nós fazemos, que agradam ou nao!
foi bem engraçado também!

Parabéns aos grupos e vamo q vamooo!!

Nao deixem de comentarrrr...

quarta-feira, 7 de março de 2007

Aula 6 - Apresentaçao dos trabalhos dos primeiros capitulos do livro " O corpo fala"



Esse foi o capitulo 3, muito comedia!!


Bom gente, eu não pude prestar bem atençao na apresentação dos outro grupos porque estava preocupada com a minha apresentação; mais mesmo assim eu li um pouco sobre no blog da Priscila e vou relatar como ela conta la:

Capitulo 2: OS SÍMBOLOS
Temos o Boi, o Leão e a Águia, dos quais eu ja falei em um dos primeiros posts. mais vamos relembrar:

O BOI, representado pela boca por onde entram os alimentos.
O LEÃO, representado pelo nariz onde entra o oxigênio para os pulmões.
A ÁGUIA, representada pelos olhos que são o espelho da mente.


Capitulo 3: PERCEBER EM VEZ DE OLHAR
A linguagem do corpo pode se dar mais por imagens, como por exemplo: vermos um a fotografia com a legenda em outra língua, não precisamos saber bem a tradução, a própria imagem nos dirá. Realmente olhar para aquilo que se vê a fim de perceber detalhes.

Capítulo 4: ANÁLISE DE UM SORRISO
Como ja falei acima, no rosto temosa presença dos tres animais.
Nesse capitulo aprendemos as váiras formas de sorrir, quando o sorriso é irônico, sarcástico, de verdade, e as outras formas de sorrir também, as vezes sorrimos com todo o corpo e nem sabemos.

Capitulo 5: HARMONIA E DESARMONIA
Esse foi o meu grupo, falamos sobre como o ouvido é sensivel aos tipos de sons, mostramos que o homem está psicofisiologicamente "afinado" para sentir isso na música, e porque não no corpo????
Fizemos uma apresentação bem dinâmica, levamos uma orelha falante que dançava break, e um "piano-humano" bem desafinado por sinal.
gostei bastane dessa apresentação...

Obrigado a todos que nos assistiram!!
Beijos e nao esqueçam de comentar!

Observatório da Imprensa - PIRATARIA






Nesse texto, a gente observa que a pirataria é uma forma de se auto-prejudicar, pois, os produtos piratas além de fazerem mal à saúde, como o caso dos tênis que foi citado, apesar de ser o meio de renda de muitas pessoas, os artistas, nos casos dos CDs piratas, são prejudicados por terem suas músicas expostas sem os direitos autorais corretamente acertado.
É uma mercadoria que em geral não dura muito tempo, pois quebra com facilidade, pela qualidade do material, pode estragar os aparelhos eletrônicos como no caso dos CDs, não tem garantia de durabilidade, é proibido por lei.
Vamos nos conscientizar disso, NÃO COMPREM CDs PIRATAS!!!
Não faça parte desse crime!





Quem quiser dar uma olhadinha no texto original... é esse o site

http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=423ENO001


Beijoss e...
Não deixem de comentar!!