quarta-feira, 4 de abril de 2007

Aula 11 - Cultura: um conceito antropológico




Nessa aula o professor André começou a ler conosco esse texto do título acima e a cada palavra ele falava eu ficava mais perdida!
nao consegui me encontrar muito bem e por isso dei uma olhada em alguns blog sobre essa aula e encontrei uma coisa que me clareou bastante, achei no blog da Priscila que ironicamente neim estava prestando atençao na aula esse dia por motivos particulares e postou esse trecho:

"... O comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado, de um processo chamado endoculturação ou socialização. Pessoas de raças ou sexos diferentes têm comportamentos diferentes não em função de transmissão genética ou do ambiente em que vivem, mas por terem recebido uma educação diferenciada. Assim, podemos concluir que é a cultura que determina a diferença de comportamento entre os homens. O homem age de acordo com seus padrões culturais, ele é resultado do meio em que foi socializado.."


Quando li essa explicação tudo ficou mais claro, os individuos são frutos do meio.
Acreditam em tudo aquilo que dizem ser a verdade e voce é condicionado a aceitar aquilo de forma natural pra que nao haja rejeiçao!
Somos todos uns robozinhos mandados condicionados a confiar no racinio dos "grandes".

3 comentários:

Andre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andre disse...

Oi Fernanda. Esse trecho, na verdade, está naquele texto que distribuí em sala!

Anônimo disse...

Bom Fernanda, encontrei seu blog enquanto fazia pesquisas sobre a relação Antropologia x Propaganda. A cada dia tenho sentido a necessidade de me aprofundar no mundo da psicologia, antropologia, sociologia e filosofia para entender a propaganda. Gostaria de trocar umas idéias e experiencias nessa relação mas nao encontrei seus contatos, eis meu email/msn: thiagofag@gmail.com. Parabens pelo blog, gostei o posicionamento, de ser feito pelo aluno e para o aluno.